Oferece Terapias e Cursos, para que você se desenvolva num ambiente propício, e consiga transformações significativas na sua vida.

Monica Dorin Schumer

Psicóloga e Terapeuta Familiar

Especializada em desenvolvimento infantil e conexões entre pais e filhos

Escolha de cursos extras gera conflito

A psicóloga Monica Schumer garante que muitos conflitos ocorridos no lar e na escola surgem pela interferência de pais e professores na individualidade das crianças. Segundo ela, dentro de casa o fato é comum quando da hora de matricular os filhos em cursos extracurriculares.

As crianças, segundo ela, devem ser consultadas se preferem natação ou capoeira, balé ou aulas de pintura. "Qualquer pai e mãe tem um sonho para seu filho ou filha, mas esse desejo, muitas vezes, não coincide com a vontade das crianças e, nessa situação, deve se buscar um meio-termo", afirma Monica. Tentar descobrir o prazer da criança é, segundo ela, o ideal. "Mas não é tudo que uma criança de 4 anos escolhe é que deve ser feito, o senso materno e paterno é importante, mas desde que se ofereça opções e não haja intransigência dos pais", recomenda.

Segundo a psicóloga, os pais devem, na hora de optar pelo curso, estar preparados para discernir o que é moda e o que a criança realmente gosta.

Limites - Um dos aspectos que as psicólogas Monica Schumer e Eliane Venera devem abordar no curso de orientação do dia 11 é a forma que os pais estão afetando a auto-estima dos filhos. Segundo elas o erro ocorre principalmente na hora das correções e de se aplicar os necessários limites do dia-a-dia. "Não se pode rotular as crianças, nunca dizer, por exemplo, que ela é incompetente ou burra. O correto é ir contra a atitude, dizer que ela fez a escolha errada, para que ela perceba que tem a escolha interna de fazer o certo e o errado, e toda a criança deve ter consciência desse potencial", diz Monica. O curso vai incluir dicas de exercícios posturais que trabalham certas áreas do cérebro e orientações que visam permitir às crianças que vivenciem cada uma das fases da infância, como a importante etapa do engatinhar.

Fonte: Jornal Vale Paraibano