Oferece Terapias e Cursos, para que você se desenvolva num ambiente propício, e consiga transformações significativas na sua vida.

Monica Dorin Schumer

Psicóloga e Terapeuta Familiar

Especializada em desenvolvimento infantil e conexões entre pais e filhos

Dicas para Ajudar nos Estudos

É tempo de voltar às aulas. O primeiro dia na creche ou na escola geralmente provoca ansiedade tanto nos filhos quanto nos pais. Fica sempre a pergunta: será que o meu filho vai gostar de estudar? Se depender das psicólogas Monica Schumer e Eliane Venera, sim! E desde cedo as crianças podem desenvolver suas potencialidades. Há um ano, Monica e Eliane desenvolvem um trabalho, onde ministram para pais e profissionais o curso Evoluindo com as Crianças, no qual o principal objetivo é explicar como educar sem interferir no desenvolvimento das potencialidades da criança.

Atuantes no mercado educacional em São Paulo e Santa Catarina, Monica e Eliane identificaram no Rio de Janeiro uma lacuna em cursos de orientação de pais, que se restringiam em cuidados com higiene, alimentação, sono e atividades do dia-a-dia. Uma entre tantas propostas das psicologas é a conexão dos pais com os filhos: reforçar a importância do desenvolvimento psicológico e físico das crianças e mostrar como os pais podem perceber e aproveitar estas informações para torná-las adultos felizes, inteligentes e que tenham facilidade e prazer nos estudos.

Seguem algumas dicas elaboradas por Monica e Eliane para os adultos já colocarem em prática o incentivo ao estudo, para seus filhos e alunos.

Matemática

  1. Jogo de cartas aos 3 ou 4 anos ajuda na noção de números, quantidade, opostos (muito/pouco, grande/pequeno). Além da incorporação de regras.
  2. Fazer compras c/ adulto pode ensinar peso, medidas e quantidades. E mais tarde: soma, subtração e divisão quando começar a lidar com dinheiro.
  3. Cozinhar mostra quantidades e números e as operações de soma e divisão.

História e Português

  1. Ler para seu filho é a mais conhecida forma de ajudar a criança, a se interessar pelas palavras e de como serão escritas por ele futuramente. A própria ação de contar uma história, desenvolve o senso cronológico, a curiosidade e a criatividade. Ver os pais lendo, também dá para a criança um bom exemplo à ser seguido.

Ciências

  1. Levar o filho no Zoológico ou para andar na floresta promove não só um divertimento, mas pode despertar o interesse e o respeito pelos seres vivos e pela natureza.

Dicas - Qualquer atividade que tenha o propósito de educar deve ter um toque de divertimento, nada que é feito por obrigação é prazeiroso ou dá vontade de se repetir. Pense nisso e conecte-se com sua criança, fazendo atividades em que todos se divirtam!

Fonte: Informativo Vitrine da Criança